Na última década do século XIX, alguns imigrantes alemães, provenientes da Pomerânia, atravessaram a serra, descobrindo o vale fértil do Rio Cerro, e resolveram colonizar esta área sul de Jaraguá do Sul. Inicialmente, permaneciam aqui durante a semana, retornando nos fins de semana ao Rio do Testo, Pomerode, onde haviam começado a edificar seus lares em sua nova pátria.

(…)

Rio do Testo/Pomerode integrava a Comunidade Evangélica de Badenfurt/Blumenau. Assim, os imigrantes de lá que viviam em Rio Cerro solicitaram ao pastor Heinrich Runte, de Badenfurt, que viesse atendê-los no outro lado da serra, porque, entrementes, já eram doze a quinze famílias. Em conseqüência, surgiu a “Comunidade do Rio Serro” (denominação anterior), no dia 9 de maio de 1899, com culto celebrado pelo referido pastor Heinrich Runte.

(…)

De qualquer forma, a colonização do Rio Cerro deu-se a partir dos imigrantes alemães que, inicialmente, vieram ao vale do Itajaí e seus vales laterais e posteriormente se radicaram aqui.

Nesse contexto, ainda, é interessante observar que, desde os primórdios, o Rio Cerro subdividia-se em duas áreas distintas: “os de baixo e os de cima” (Unterserra und Oberserra), expressão que ainda hoje pode ser ouvida. Além disso, temos hoje o Rio Cerro I e o Rio Cerro II. Isso pode significar que Rio Cerro II originou-se de Pomerode, que integrava Badenfurt, e Rio Cerro I, de Timbó, representando indicativos, por conseguinte, de que as diferentes versões quanto às origens admitem coexistência paralela.

Posteriormente, por ocasião do desmembramento das comunidades de Badenfurt e Rio do Testo-Pomerode, no ano de 1909, Rio Cerro permaneceu com Pomerode que, em 1910, foi assumida pelo pastor Bürger e, em 1911, aderiu ao evangelischer Gemeindeverband” de Santa Catarina.

No dia 28 de abril de 1912, foi lançada a pedra fundamental da igreja/escola. (…)

Naquela época, a comunidade do Rio Cerro contava com 56 famílias-membro. Onze meses depois, no dia 30 de março de 1913, esta igreja/escola pôde ser festivamente inaugurada, cabendo ao pastor Bürger, de Pomerode, a liturgia, ao pastor Krause, de Timbó, a pregação e ao pastor Mummelthey, de Blumenau, que presidia a Conferência dos Pastores, a solenidade de inauguração.

Graças a uma doação da Obra Gustavo Adolfo, de Leipzig, e do Oberkirchenrat”, de Berlim, os sinos puderam ser inaugurados e dedicados, festivamente, no dia 25 de outubro de 1914. (…)

Em 1931, terminava o período no qual a comunidade de Rio Cerro integrava as paróquias de Badenfurt e Pomerode, sendo que, a partir desta data, passava para a Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá do Sul. Este crescimento da comunidade fez com que fosse iniciada a construção de seu novo templo, a Igreja Cristo Bom Pastor, que foi inaugurada no dia 6 de novembro de 1932. Na ocasião, escreveu o então pastor, mais tarde “praeses”, Ferdinand Schlünzen: “Em 1932 a comunidade filial, enriquecida com 100 famílias-membro, pôde inaugurar a sua Igreja”.

(…)

Em 1966, a comunidade de Rio Cerro II passou à Paróquia da Barra do Rio Cerro. (…)

Evidenciamos, portanto, que esta comunidade deixou de pertencer à Paróquia Barra do Rio Cerro, emancipando-se e tornando-se, em 1996, Paróquia Evangélica Luterana de Rio Cerro, composta pela Comunidade Cristo Bom Pastor (Rio Cerro II), dispondo também de um ponto de pregação em Rio Cerro I.1


A Igreja Cristo Bom Pastor está inserida na Rota Alemã. Uma das características essenciais é a celebração frequente de cultos em língua alemã.

Pertence à Paróquia Rio Cerro (Sínodo Norte Catarinense).

 

1 Trechos extraídos do livro: KLUG, João. ULRICH, Claudete Beise. Presença e atuação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Jaraguá do Sul. Porto Alegre: Metrópole, 2008, p. 148-155.


Horário de atendimento:
Datas e horários conforme a programação em calendário próprio. HORÁRIOS DA SECRETARIA: Terças-feiras: 8h às 12h Quartas-feiras: 14h às 18h Quintas e sextas-feiras: 8h às 12h / 14h às 18h

Contatos:
paroquiariocerro@ig.com.br

Principal : (47) 3376-0234


REDES SOCIAIS