Schützenfest – a Festa dos Atiradores

A origem
As Schützenvereine – como eram chamadas, na língua alemã, as sociedades de atiradores – são instituições muito antigas, que foram trazidas para Santa Catarina com a imigração (em 1850) e tiveram papel destacado na vida social, cultural e recreativa dos imigrantes, fazendo parte importante da história e da gente catarinense.

A tradição dos clubes de caça e tiro nasceu na Alemanha, onde as corporações de atiradores tinham por finalidade a defesa contra os abusos dos senhores feudais e do poder real, além da proteção de suas cidades e comércio contra saqueadores e invasores. Em tempo de paz, por ocasião da primavera, os participantes destas corporações organizavam competições de tiro. Aos prazeres deste esporte, intercalava-se a sociabilidade e a inclinação para organizar grandes festas, das quais toda a população participava.

No século XIX, destas associações ficaram apenas os folguedos da Schützenfest. Sua importância maior consistia na arte e na destreza do tiro. O atirador mais hábil era aclamado “Rei dos Atiradores”. Em muitos lugares da Alemanha a festa durava uma semana inteira e, com o passar do tempo, as formas evoluíram mas permaneceu a sua finalidade. Qualquer um podia ser Rei.


Horário de atendimento:
Realizada anualmente no mês de Novembro.

Contatos:
cultura@jaraguadosul.sc.gov.br

Comercial : (47) 2106-8700


REDES SOCIAIS