Devido à escassez de fontes, pouco se sabe sobre o início da Comunidade Central de Jaraguá do Sul. Sabemos, no entanto (…) de fotos da família de Heinrich Marquardt, que este dispôs a serviço da igreja, já em 1904, uma casa de sua propriedade, situada à Rua Marechal Floriano Peixoto, ao Pastor Otto Kuhr, de passagem por Jaraguá do Sul. Entre 1905 e 1907, o Pastor Ferdinand Schlünzen ali se acomodava, realizava um e outro culto e tomava contato com membros evangélicos luteranos, preparando o caminho para um trabalho regular que culminou na fundação da Escola Jaraguá, a 1º de fevereiro de 1907, cuja inauguração ocorreu a 28 de julho do mesmo ano. Com sua transferência de Brüdertal para Jaraguá do Sul, diversos membros se reuniram com o Pastor Schlünzen e fundaram, a 1º de abril de 1907, a Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá (…). A partir desta data, a Comunidade passou a contar com os serviços pastorais regulares do pastor. As Comunidades de Jaraguá do Sul, Rio da Luz, Rio Cerro, Ribeirão Francisco de Paula e a de Bananal/Guaramirim, passaram a compor a nova paróquia.

(…)

O pastor tinha de assumir, além do seu trabalho eclesiástico, a incumbência de professor, tarefa que aceitou com prazer (…). O prédio da Escola, uma simples construção estilo enxaimel, foi construído de maneira que pudesse ser facilmente transformado e servir aos cultos religiosos, nos domingos e feriados.

(…)

Até aquela data, a Comunidade de Jaraguá do Sul era uma associação independente que reunia os irmãos em Cristo, de confissão evangélico-luterana, para transmitir aos seus familiares e descendentes a sua fé cristã. Concluia-se, no entanto, ser oportuno filiar-se ao Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados. Neste contexto, o Pastor Schlünzen encaminhou uma petição ao Sínodo na pessoa do Praeses Kuhr. Houve muito diálogo e ponderações em torno do assunto que foram de grande valor, o que não foi tão simples. Em razão das hostilidades da Primeira Guerra Mundial e a entrada do Brasil ao lado dos aliados, a filiação somente se realizou em 1920, com o empenho decisivo do Praeses Kuhr, como consta na carta de 17 de fevereiro de 1920.

Como o campo de trabalho e a área greográfica eram vastos (…) todas as Comunidades realizaram suas assembléias, como constam nas atas, e expressaram unanimidade e desejo de divisão, esta decisão foi tomada a 1º de julho de 1922, com sede da nova paróquia na Comunidade de Barra do Rio Cerro. Visando atender aos objetivos propostos, foi chamado o Pastor Albert Schneider, de Brüdertal, para assumir, nesta data, suas funções pastorais na recém criada paróquia.

(…)

Chegamos ao ano de 1929. A nova casa paroquial foi concluída e a escola aumentada para que correspondesse às necessidades do momento. Suas salas, ainda, serviam provisoriamente para os cultos, estado de coisas que exigia uma solução imediata e definitiva. Era o momento oportuno para a construção da Igreja. O local apropriado estava escolhido e a Comunidade, naquele momento, não tinha dívidas; a construção da Igreja deveria ser iniciada.

(…)

A planta da construção (possuía) as medidas de 36 por 16 metros, com uma torre de 35 metros de altura (…)

A construção foi decidida numa reunião de 27 de novembro de 1929, quando foram doados 8 (oito) contos de réis em dinheiro, material e mão-de-obra. A pedra fundamental foi lançada no dia 8 de dezembro do mesmo ano, no lugar pré-fixado.

(…)

No radioso domingo JUBILATE do ano de 1935, a Comunidade pôde admirar, sob alegria e júbilo, a Igreja concluída e no culto agradecer, lembrar daqueles que se empenharam com sacrifício para sua conclusão. Houve alguém, entretanto, para quem aquele dia festivo constituíra realmente uma data jubilosa em sua vida de fundador e pastor zeloso da comunidade, já então eleito Praeses (Bispo) do Sínodo Evangélico Luterano do Brasil – FERDINAND SCHLÜNZEN. As bênçãos divinas que lhe couberam colher naquele dia, após 33 anos de fecundo serviço pastoral, ninguém as pode estimar devidamente. “A inauguração da Igreja significou para ele a coroação exterior de todo o seu trabalho, na Comunidade de Jaraguá do Sul, pela qual se dedicara, pela qual sofrera e pela qual se sacrificara”.

(…)

Após o fim da guerra, a Comunidade, mesmo carregando algumas marcas deste conturbado período, retomou o seu trabalho. Assim, em 26 de setembro de 1946, realizou a solenidade de inauguração dos seus quatro sinos, denominados: PAZ – AMOR – FÉ – ORAÇÃO. Haviam sido fabricados pela Firma Mueller Irmãos, de Curitiba. (…)1

Na torre encontra-se o relógio, o qual veio da Alemanha e foi inaugurado em 1946. A igreja possui um órgão de tubos – o único de Jaraguá do Sul – o qual foi adquirido em 1958, produzido pela Fábrica de João Edmundo Bohn, de Novo Hamburgo (RS). Tal instrumento possui cerca de 500 tubos.

O tombamento da Igreja Apóstolo Pedro aconteceu por meio do Decreto Municipal nº 7.077/2010 de 1/3/2010.

É a sede da Paróquia Apóstolo Pedro (Sínodo Norte Catarinense). Ao lado encontra-se o Colégio Evangélico Jaraguá.

1 Trechos extraídos do livro: KLUG, João. ULRICH, Claudete Beise. Presença e atuação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Jaraguá do Sul. Porto Alegre: Metrópole, 2008, p. 24-38.

Horário de atendimento:
Horários dos Cultos: Domingos: 9h e 19h Horário da Secretaria: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 18h

secretaria@apostolopedro.com.br

Principal : (47) 3371-7226