Portal Municipal de Turismo Jaraguá do Sul
Acessibilidade

Igreja Apóstolo Pedro (IECLB)

Igreja Apóstolo Pedro.JPG

Igreja Apóstolo Pedro.JPG

Devido à escassez de fontes, pouco se sabe sobre o início da Comunidade Central de Jaraguá do Sul. Sabemos, no entanto (…) de fotos da família de Heinrich Marquardt, que este dispôs a serviço da igreja, já em 1904, uma casa de sua propriedade, situada à Rua Marechal Floriano Peixoto, ao Pastor Otto Kuhr, de passagem por Jaraguá do Sul. Entre 1905 e 1907, o Pastor Ferdinand Schlünzen ali se acomodava, realizava um e outro culto e tomava contato com membros evangélicos luteranos, preparando o caminho para um trabalho regular que culminou na fundação da Escola Jaraguá, a 1º de fevereiro de 1907, cuja inauguração ocorreu a 28 de julho do mesmo ano. Com sua transferência de Brüdertal para Jaraguá do Sul, diversos membros se reuniram com o Pastor Schlünzen e fundaram, a 1º de abril de 1907, a Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá (…). A partir desta data, a Comunidade passou a contar com os serviços pastorais regulares do pastor. As Comunidades de Jaraguá do Sul, Rio da Luz, Rio Cerro, Ribeirão Francisco de Paula e a de Bananal/Guaramirim, passaram a compor a nova paróquia.

(…)

O pastor tinha de assumir, além do seu trabalho eclesiástico, a incumbência de professor, tarefa que aceitou com prazer (…). O prédio da Escola, uma simples construção estilo enxaimel, foi construído de maneira que pudesse ser facilmente transformado e servir aos cultos religiosos, nos domingos e feriados.

(…)

Até aquela data, a Comunidade de Jaraguá do Sul era uma associação independente que reunia os irmãos em Cristo, de confissão evangélico-luterana, para transmitir aos seus familiares e descendentes a sua fé cristã. Concluia-se, no entanto, ser oportuno filiar-se ao Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados. Neste contexto, o Pastor Schlünzen encaminhou uma petição ao Sínodo na pessoa do Praeses Kuhr. Houve muito diálogo e ponderações em torno do assunto que foram de grande valor, o que não foi tão simples. Em razão das hostilidades da Primeira Guerra Mundial e a entrada do Brasil ao lado dos aliados, a filiação somente se realizou em 1920, com o empenho decisivo do Praeses Kuhr, como consta na carta de 17 de fevereiro de 1920.

Como o campo de trabalho e a área greográfica eram vastos (…) todas as Comunidades realizaram suas assembléias, como constam nas atas, e expressaram unanimidade e desejo de divisão, esta decisão foi tomada a 1º de julho de 1922, com sede da nova paróquia na Comunidade de Barra do Rio Cerro. Visando atender aos objetivos propostos, foi chamado o Pastor Albert Schneider, de Brüdertal, para assumir, nesta data, suas funções pastorais na recém criada paróquia.

(…)

Chegamos ao ano de 1929. A nova casa paroquial foi concluída e a escola aumentada para que correspondesse às necessidades do momento. Suas salas, ainda, serviam provisoriamente para os cultos, estado de coisas que exigia uma solução imediata e definitiva. Era o momento oportuno para a construção da Igreja. O local apropriado estava escolhido e a Comunidade, naquele momento, não tinha dívidas; a construção da Igreja deveria ser iniciada.

(…)

A planta da construção (possuía) as medidas de 36 por 16 metros, com uma torre de 35 metros de altura (…)

A construção foi decidida numa reunião de 27 de novembro de 1929, quando foram doados 8 (oito) contos de réis em dinheiro, material e mão-de-obra. A pedra fundamental foi lançada no dia 8 de dezembro do mesmo ano, no lugar pré-fixado.

(…)

No radioso domingo JUBILATE do ano de 1935, a Comunidade pôde admirar, sob alegria e júbilo, a Igreja concluída e no culto agradecer, lembrar daqueles que se empenharam com sacrifício para sua conclusão. Houve alguém, entretanto, para quem aquele dia festivo constituíra realmente uma data jubilosa em sua vida de fundador e pastor zeloso da comunidade, já então eleito Praeses (Bispo) do Sínodo Evangélico Luterano do Brasil – FERDINAND SCHLÜNZEN. As bênçãos divinas que lhe couberam colher naquele dia, após 33 anos de fecundo serviço pastoral, ninguém as pode estimar devidamente. “A inauguração da Igreja significou para ele a coroação exterior de todo o seu trabalho, na Comunidade de Jaraguá do Sul, pela qual se dedicara, pela qual sofrera e pela qual se sacrificara”.

(…)

Após o fim da guerra, a Comunidade, mesmo carregando algumas marcas deste conturbado período, retomou o seu trabalho. Assim, em 26 de setembro de 1946, realizou a solenidade de inauguração dos seus quatro sinos, denominados: PAZ – AMOR – FÉ – ORAÇÃO. Haviam sido fabricados pela Firma Mueller Irmãos, de Curitiba. (…)1

Na torre encontra-se o relógio, o qual veio da Alemanha e foi inaugurado em 1946. A igreja possui um órgão de tubos – o único de Jaraguá do Sul – o qual foi adquirido em 1958, produzido pela Fábrica de João Edmundo Bohn, de Novo Hamburgo (RS). Tal instrumento possui cerca de 500 tubos.  

O tombamento da Igreja Apóstolo Pedro aconteceu por meio do Decreto Municipal nº 7.077/2010 de 1/3/2010.

É a sede da Paróquia Apóstolo Pedro (Sínodo Norte Catarinense). Ao lado encontra-se o Colégio Evangélico Jaraguá.

 

1 Trechos extraídos do livro: KLUG, João. ULRICH, Claudete Beise. Presença e atuação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Jaraguá do Sul. Porto Alegre: Metrópole, 2008, p. 24-38.


Horário de atendimento:
Horários dos Cultos: Domingos: 9h e 19h Horário da Secretaria: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 18h

Contatos:
secretaria@apostolopedro.com.br
http://www.apostolopedro.com.br

Principal : (47) 3371-7226

Comercial : (47) 99942-5726


REDES SOCIAIS
Igreja Apóstolo Pedro.JPG
Pastor Ferdinand Schlünzen

Relacionados

Café Cultura

fecam
16 de novembro, 2020

Estação Ferroviária II

fecam
21 de agosto, 2018

Pesque Pague Marquesin

fecam
22 de junho, 2020
Sair da versão mobile