O trabalho desta comunidade iniciou na Escola Alberto Bauer, em 1980, com as crianças, através da realização do culto infantil. As pessoas que residiam neste bairro eram membros na comunidade que ficava no centro da cidade de Jaraguá do Sul.

(…)

A história da comunidade começa com a realização de culto, sendo inicialmente um ponto de pregação, que se reunia nas dependências da Escola Municipal Alberto Bauer. (…) O primeiro culto realizou-se no dia 17 de julho de 1983 (…).

A primeira ata foi escrita no dia 8 de março de 1986, sendo assinada pelo Pastor Ingo Piske e pelo secretário Reinoldo Schulz. Pode-se dizer que esta data marca a fundação da comunidade; o ponto de pregação passa a se constituir numa comunidade em formação.

O terreno ideal foi encontrado no Bairro Amizade (…), uma área aproximade de 10.000 m². A compra foi efetivada em junho de 1986 (…).

Em janeiro de 1988, aconteceu uma redivisão de trabalhos em toda a Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá do Sul. O Pastor Guenther Rueckert ficou, então, responsável pelos trabalhos na Paróquia Apóstolo Tiago, abrangendo o Bairro Amizade que se tornou a Comunidade Sede, Bairro João Pessoa, Bairro Três Rios do Norte, Bairro Santa Luzia e Rua Joinville. Até este momento, o Pastor Ingo Piske era o pastor desta paróquia, passando a ser, então, o pastor da Paróquia Apóstolo Pedro, abrangendo a área central da cidade.

(…)

(…) Foi elaborado um pedido de auxilio para construção de uma casa pastoral junto à Obra Gustavo Adolfo, na Alemanha, no valor de 25.000 marcos. Este pedido recebeu parecer favorável e foi atendido pelos irmãos desconhecidos da Alemanha. A comunidade recebeu a doação de 15.000 marcos. Este valor, por decisão da diretoria, foi investido na construção de um salão comunitário para, em seguida, ser construída a casa pastoral.

O salão comunitário começou a ser construído em 1988, sendo concluído em 1997. (…)

Em 1998, iniciaram-se os diálogos em torno da construção do templo. No entanto, somente no dia 17 de setembro de 2000 foi lançado, em culto festivo, o projeto de construção do templo e instalada a comissão de construção. (…)

A partir deste período, sucederam-se diversas conversas, sugestões e planos. Assim, o Pastor Carlos Luiz Ulrich e a Pastora Claudete Beise Ulrich constituíram a comissão de construção. O primeiro croqui da construção da igreja foi desenhado pelo Pastor Carlos Luiz Ulrich, no dia 5 de junho de 2000. O risco da planta baixa lembra um barco. Está baseado na palavra bíblica de Mateus 14.22ss e Marcos 6.45ss, mas também lembra a história dos imigrantes luteranos que vieram de navio, chegando no porto de São Francisco. Esta idéia foi encaminhada, no dia 17 de julho de 2000, para o arquiteto Norberto Lopes, que desenvolveu o projeto arquitetônico. Este foi aprovado pela comunidade. A área de ocupação para a construção do templo é de 922, 90 m².

(…)

No dia 11 de setembro de 2005 (…) realizou-se, em culto festivo, o lançamento da Pedra Fundamental da Igreja.

(…)

O início da obra de construção do templo deu-se no dia 9 de janeiro de 2006, sendo um marco importante para a comunidade.

Fundamento posto, alvenaria pronta, a cobertura colocada, com muita expectativa e grande júbilo, a Comunidade celebrou a Festa da Cumeeira (Richtfest) do novo templo no dia 24 de setembro de 2006.1

O segundo Culto no templo aconteceu no Natal do mesmo ano e em setembro de 2007 o terceiro Culto, onde se rendeu graças a Deus pelo reboco, contra-piso e coroamento da torre. (…) Desde o final do ano de 2009, os Cultos passaram a acontecer no templo (…). No final de 2012 os móveis internos, altar, pia batismal, bancos, púlpito e estante de leitura foram adquiridos e celebrados com gratidão. (…)

Na parte externa do templo, um jardim foi construído. Nele, diferentes espécies de árvores foram plantadas. Todas as árvores possuem referência bíblica. Rodeado de pedras, também algumas usadas como banco, o espaço é lugar de encontro. Junto ao jardim, foi colocado um pequeno parque para as crianças.

O formato do templo representa um barco. Suas dimensões são:

Planta térreo: 836 m². – Superior: 86 m².

Total: 922 m².

Capacidade de pessoas sentadas: 380.

(…)

Os vitrais foram confeccionados pelo Pastor Emérito Leonhard Creutzberg e sua esposa Judit. (…) 2

A Dedicação (Inauguração) do Templo aconteceu no dia 27 de outubro de 2013.

A Igreja Amizade é a sede da Paróquia Apóstolo Tiago (Sínodo Norte Catarinense).

1 Trechos extraídos do livro: KLUG, João. ULRICH, Claudete Beise. Presença e atuação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Jaraguá do Sul. Porto Alegre: Metrópole, 2008, p. 270-288.

2 Trechos extraídos do informativo: O barco está pronto!!! – O qual foi elaborado por: RADONS, Pastor Marlon Jonas e FENNER RADONS, Pastora Rosangela C. / Outubro de 2013.

Horário de atendimento:
Datas e horários conforme a programação em calendário próprio. O formato do templo representa um barco. Está baseado na palavra bíblica de Mateus e Marcos, mas também lembra a história dos imigrantes luteranos que vieram de navio, chegando no porto de São Francisco.

paroquiatiago@gmail.com

Principal : (47) 3275-0435