Construção iniciada em 1941, a edificação em alvenaria autoportante de dois pavimentos foi inaugurada em outubro de 1944, e idealizada para abrigar a Prefeitura, o Fórum e a Câmara de Vereadores. Considerado na época um edifício de grandes dimensões, tem como principal característica a fachada perfeitamente simétrica. Outros detalhes são a abertura central, que é recuada valorizando a portada, e o telhado que não é visível. Foi tombada pelo Município em 2012.
O Museu foi criado em 1971, em 1988 teve designado seu patrono, o Sr. Emílio da Silva, e em 2001 passou a ocupar o antigo prédio da Prefeitura, onde permanece até hoje. O museu, através de seu acervo distribuído em salas temáticas, retrata a memória de vida, os costumes e as tradições trazidas das diversas etnias formadoras do povo jaraguaense. Possui um vasto acervo de fotografias, além de equipamentos fotográficos, instrumentos musicais das primeiras bandas da cidade, paramentos religiosos, armas e medalhas da prática de tiro ao alvo. O piso superior do museu é destinado às exposições temporárias, que são mostras sobre diversos temas ligados à cidade, ao estado e ao país. As exposições são o principal veículo de comunicação e de aproximação do museu com a comunidade.

Horário de atendimento:
Terça a sexta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30 Sábado das 9h às 12h

Principal : (47) 3371-8346