Portal Municipal de Turismo Jaraguá do Sul
Arquitetura

Conjunto Rural de Rio da Luz

O tombamento do Conjunto Rural de Rio da Luz iniciou-se em 2007 com a abertura do processo e realização de diversas ações do IPHAN na região.

Em setembro de 2015, o Conjunto Rural de Rio da Luz, juntamente com outras edificações e núcleos urbanos e rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina, foi inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do IPHAN.

O Vale do Rio da Luz (Jaraguá do Sul), juntamente com o Vale do Testo Alto (Pomerode), são considerados Patrimônio Cultural Brasileiro, tão importante quanto Ouro Preto, Salvador, São Luís do Maranhão e todas as mais de 100 cidades históricas do Brasil.

Neste vale de rica paisagem natural ainda são encontrados exemplares da herança alemã: a construção enxaimel. Técnica construtiva totalmente artesanal, que utiliza o esqueleto de madeira como estrutura autônoma, de peças encaixadas entre si e fixadas através de tarugos de madeira. Telhados bastante inclinados e detalhes das varandas e esquadrias dão charme às edificações.

Arena Jaraguá

21 de agosto, 2018