Portal Municipal de Turismo Jaraguá do Sul
Arquitetura

Conjunto Rural de Rio da Luz

O tombamento do Conjunto Rural de Rio da Luz iniciou-se em 2007 com a abertura do processo e realização de diversas ações do IPHAN na região.

Em setembro de 2015, o Conjunto Rural de Rio da Luz, juntamente com outras edificações e núcleos urbanos e rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina, foi inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do IPHAN.

O Vale do Rio da Luz (Jaraguá do Sul), juntamente com o Vale do Testo Alto (Pomerode), são considerados Patrimônio Cultural Brasileiro, tão importante quanto Ouro Preto, Salvador, São Luís do Maranhão e todas as mais de 100 cidades históricas do Brasil.


Neste vale de rica paisagem natural ainda são encontrados exemplares da herança alemã: a construção enxaimel. Técnica construtiva totalmente artesanal, que utiliza o esqueleto de madeira como estrutura autônoma, de peças encaixadas entre si e fixadas através de tarugos de madeira. Telhados bastante inclinados e detalhes das varandas e esquadrias dão charme às edificações.




REDES SOCIAIS

Relacionados

Igreja Apóstolo Pedro (IECLB)

fecam
22 de agosto, 2018

Ginásio Arthur Müller

fecam
21 de agosto, 2018

Mercado Público Municipal

fecam
21 de agosto, 2018
Sair da versão mobile