facebook
Portal de Turismo de
Jaraguá do Sul
Fechar

31ª Schutzenfest

07/11/2019 a 17/11/2019

(47) 2106-8700 Principal

Schützenfest– Festa dos Atiradores

Os colonizadores alemães que se instalaram na região do Vale do Itapocu, dentre suas tradições, nos legaram a prática do tiro a partir de 1906. As Festas de Rei e Rainha tem na marcha de Busca de Rei e Rainha sua marca registrada, evidenciando o valor do associativismo, o manejo e a destreza no tiro, o idioma, a música, a dança, o artesanato, a indumentária e a gastronomia típica. As atividades culminam com um grande baile onde são apresentadas as novas majestades do tiro. A tradição difundiu-se, surgindo diversas Associações de Tiro na região do Vale do Itapocu. Na localidade do Rio da Luz em 1988, discutiu-se a criação de uma grande festa de confraternização entre as sociedades, que culminou com uma apresentação às autoridades de como seria este evento, denominado Pré-Schützenfest.
Em 18 de março de 1989, vinte e cinco sociedades se uniram e criaram a Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu – ACSCTVI, com o intuito de congregar as sociedades e de realizar a “1ª Festa dos Atiradores”, visando o resgate, a difusão e a manutenção das tradições germânicas.
Em 16 de março de 1989, foi criada a Comissão Central Organizadora (CCO)com a atribuição de organizar os festejos da 1ª Schützenfest – Festa dos Atiradores, no período de 13 a 22 de outubro daquele ano. Foram realizadas competições de tiro, somente masculinas, nas modalidades Carabina 22, Chumbinho e Flecha. A festa teve também entre seus atrativos: as bandas e gastronomia típicas, dança folclórica e os estandes de tiro abertos à comunidade.
A Schützenfest se consolidou como uma autêntica festa alemã e a CCO passou a aprimorar suas atrações, visando a manutenção das tradições e os costumes germânicos. Durante o ano, são realizados os torneios de tiro que determinam o Rei e a Rainha dos Atiradores, premiados durante a Festa. Criaram-se eventos paralelos, como o Schützenbaum, o Tiro Imprensa, Sons e Sabores, Schützenbier e em 2018 o Schützentag in Rio da Luz.
Hoje, 16 sociedades participam da Schützenfest bem como na promoção das Festas de Rei e Rainha durante o ano, como forma de difundir junto à sua comunidade as tradições germânicas para a sua perenidade, vivenciando e enaltecendo o Patrimônio Cultural de Jaraguá do Sul.

local

Parque Municipal de Eventos